Prefeitura SP IPTU 2014 – Calendário, Consulta e Informações

Todos os anos a historia se repete e chega a hora de pagar o IPTU ( Imposto Predial e Territorial Urbano ). Conheça mais sobre o IPTU da Prefeitura de SP.

prefeitura sp iptu

Para Que Serve o IPTU?

O IPTU é considerado um dos principais meios de arrecadação dos municípios. Recentemente a cidade de São Paulo ultrapassou a marca dos 11 milhões de habitantes, com base nessa informação, você pode ter uma ideia das imensas quantias de dinheiro que este imposto arrecada todos os anos na capital paulista.

Não bastasse isso, todos os anos a Prefeitura de São Paulo realiza o reajuste anual do imposto.   Ao contribuinte resta apenas  optar por pagar o imposto a vista ou parcelado, lembrando que a entrega das notificações é realizada pelos correios parcela por parcela e o vencimento é definido pela data que o contribuinte escolheu durante o recadastramento de acordo com a lei 14.089/2005. Caso o contribuinte não tenha realizado o recadastramento as parcelas terão o vencimento fixado para o dia 9 de cada mês.

Quem Não Precisa Pagar IPTU?

Algumas pessoas podem ser isentas deste imposto, é o caso dos aposentados e pensionistas. Para isso você deve fazer um requerimento de isenção de IPTU e este deve ser entregue na Subprefeitura mais próxima de sua residência , não se esqueça que para solicitar este beneficio você deve se enquadrar nos seguintes requisitos:

1-   Ser Aponsentado ou pensionista.

2-    Possuir apenas um único imóvel em SP

3-    Utilizar o imóvel em questão como moradia.

4-   Renda mensal inferior a 3 salários mínimos.

5-   O imóvel deve ser parte do seu patrimônio

iptu sp

Não se esqueça que o requerimento precisa ser anexado a uma copia dos rendimentos do órgão que paga a pensão ao aposentado ou pensionista do mês de janeiro. Na copia dos rendimentos é preciso que constem as informações do valor total recebido e do tipo de beneficio. Lembre-se que caso o comprovante não seja fornecido seu pedido se isenção não será atendido e posteriormente arquivado.

Se você estiver pensando em economizar e decidiu não pagar o IPTU este ano é melhor reconsiderar e pagar o imposto.

O que Acontece se Não Pagar o IPTU?

Quando você não paga o IPTU a prefeitura de São Paulo inscreve o imóvel no cadastro de inadimplentes, passado alguns dias ele entra no cadastro de divida ativa. A partir deste ponto, você será acionado judicialmente e ter de escolher entre quitar a divida ou ter seus bens ou o próprio imóvel penhorado para saldar o debito.  Por isso, o cidadão deve pagar o imposto e fiscalizar seus representantes para ter certeza que seu dinheiro esta sendo bem empregado.



Faça um Comentário